QUEM SOMOS

Os Missionários de Nossa Senhora da Salette constituem, no seio do Povo de Deus, uma Congregação religiosa e apostólica, consagrada ao ministério da reconciliação.

Nossa Congregação compreende padres e irmãos, unidos pela mesma vocação religiosa” (1-2). “Incorporados à Igreja por nosso batismo, participamos de sua missão pela profissão dos votos públicos de pobreza, castidade e obediência, numa comunidade religiosa, que seja sinal do Reino” (3).

“Fiéis a nossas origens, dedicamos profundo amor a Maria, mãe de Cristo e da Igreja. Por nosso apostolado seguimos o exemplo da Serva do Senhor que foi constituída como reconciliadora, particularmente ao pé da cruz” (5).

A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette é, “uma memória perpétua da Aparição misericordiosa de Maria em Salette”. Hoje os Missionários Saletinos, como são conhecidos, estão em mais de 30 países, da América do Sul à América do Norte, da Europa à África, da Ásia à Oceania.

Como vivemos

“Em resposta ao apelo de Deus, e para concretizar a preces do Cristo: “Que eles sejam um para que o mundo creia”, nós nos comprometemos viver em comum nossa vocação apostólica à Reconciliação, unidos na mesma fé, na mesma esperança, e animado pelo mesmo Espírito, formando um só coração e uma só alma, na mesma família religiosa” (14).

“É enquanto comunidade que somos, para o mundo, as testemunhas da presença de Deus no meio de nós e da força do Evangelho em reunir numa comunhão fraterna, homens de todas as línguas, de todas as raças e de todas as nações” (15). “Cada membro é responsável pela vitalidade da própria comunidade, e cada um realizará seu desabrochamento pessoal participando ativamente dos esforços de todos em criar um clima de verdade, confiança e cordialidade.

A oração comunitária, sobretudo a eucaristia, será a nossa fonte principal donde haurimos a fé e a caridade indispensáveis para a unidade de nossa comunidade e para o cumprimento de nossa missão” (16-19).

Nosso carisma

A Reconciliação é o Carisma específico dos Missionários Saletinos. “Animados pelo Espírito Santo que levou o Filho de Deus a viver nossa condição humana e a morrer sobre a cruz para reconciliar o mundo com seu Pai, nós, à luz da Aparição de Nossa Senhora da Salette, queremos ser servidores devotados do Cristo e da Igreja em vista do cumprimento do mistério da Reconciliação” (4). Empenhamos nossos esforços: (23)..

• Na reconciliação dos pecadores e na libertação de todos os homens na submissão à vontade do Pai;

• No despertar e no aprofundamento da fé no Povo de Deus, para que todas as realidades humanas sejam iluminadas pela luz do Evangelho;

• No anúncio da Boa Nova onde ela não é conhecida ainda;

• Na mutua compreensão e aproximação das diferentes religiões, na caridade e na verdade;

• Na luta com os males que, hoje, comprometem o desígnio salvífico de Deus e a dignidade da pessoa, “segundo os diferentes ministérios e trabalhos que somos chamados a realizar participamos da Missão de Reconciliação confiada pela Igreja a Congregação” (27).

O que fazemos

“Vamos de preferência aos abandonados deste mundo, e aos que estão longe de Deus e da Igreja” (25).

“Questionamos de boa vontade nossa atividade apostólica e procuramos renovar nossos métodos de ação, adaptando-nos sempre melhor às circunstâncias de lugar e tempo e às exigências do ambiente em que trabalhamos” (26).

“Para um melhor serviço, trabalhamos em estreita ligação com os leigos, o clero diocesano e as outras Congregações sob a autoridade do Bispo e segundo as orientações pastorais da Igreja” (28).

Servimos:

• Nas Missões Populares

• Na formação de Novos Missionários;

• No apostolado paroquial;

• Na Equipe Missionária;

• No atendimento aos Santuários da Salette;

• Nas Romarias Saletinas;

• Na Revista Salette;

• Em Retiro e Cursos;

• Na Missão Ad Gente;

• Nas Favelas e Periferias das pequenas e grandes cidades;

• Nos Movimentos Populares;

Nosso jeito de Ser

“Nós nos aplicamos em trazer à luz os valores profundamente evangélicos de Oração, Penitência e zelo contidos na Mensagem da Salette que nos chama à conversão. Nós mesmos nos esforçamos em viver esses valores para que, pelo testemunho de nossa vida tanto quanto por nossa palavra, levemos os homens a se abrirem à Boa Nova que, por Missão, devemos transmitir a todos” (6).