Texto

História do Santuário Salette Marcelino Ramos

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é reconhecido mundialmente como o maior Santuário dedicado a Maria, Mãe de Deus. A basílica está localizada no Vale do Paraíba, entre as duas cidades mais importantes do país – São Paulo e Rio de Janeiro – lá, encontra-se o rio Paraíba, onde houve a aparição da imagem de Nossa Senhora.

O início de tudo!

Em 1928, da vila que havia se formado ao redor da Basílica Velha, a qual abrigava percadores e comerciantes se torava um município de São Paulo.

Em 1940, em 12 de Outubro do mesmo ano, Dom José Gaspar da Fonseca, na época, atual Bispo do Rio de Janeiro, em sua visita ao município de Aparecida, teve uma visão divina de uma enorme Basílica. Então, imediatamente a cidade se movimentou para o início das obras do novo santuário. Durante o processo de estudo da região para o inicio das construções, o Bispo José Gaspar sofreu de um falecimento prematuro, sendo assim, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta assumiu as consultorias e análises para dar continuidade à obra.

O projeto foi feito pelo engenheiro Benedito Calixto de Jesus, e aprovado pela Comissão Pontifícia da Santa Sé, e a construção teve o apoio efetivo do Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do governador Dr. Lucas Nogueira Garcez, e o apoio do Presidente da Republica, Dr. Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Inauguração do Santuário

O início efetivo das construções começaram em 11 de novembro de 1955. A primeira missa realizada na Nova Basílica foi feita em 11 de setembro de 1946

Em 1980, a Basílica Nova recebeu a consagração do Papa João Paulo II, que lhe deu o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

A Basílica tem dimensões monumentais, e é menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano: 173 metros de comprimento, 168 metros de largura, área coberta de 18.000 metros quadrados, cúpula com 80 metros de altura e capacidade para 45.000 pessoas.

O Santuário atualmente

Hoje em dia o Santuário é um grande centro de evangelização, pois é administrados desde 1894 pelos missionários Redentoristas, os mesmos são responsáveis por pastorear e administrar o atendimento a romeiros e peregrinos que visitam a cidade.

Já passaram por Aparecida três Papas que deram a sua benção ao Santuário, eles são: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, Francisco em 2013

Por ano, cerca de 12 milhões de peregrinos visitam a Nova Basílica para pedir ou agradecer graças concedidas por intermédio de Nossa Senhora Aparecida. Durante o mês de Outubro, particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida são realizados missas, peregrinações, festejos e enorme manifestação de fé do povo brasileiro na cidade.

Além de toda a estrutura interna do Santuário, como acessibilidade, comunicação e acolhimentos aos romeiros e peregrinos que chegam até a Basílica, o Santuário Nacional atua na área de ação social. Através de parcerias e projetos que auxiliam milhares de crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades e atendimento especial, o Santuário muda a vida dessas pessoas, espiritualmente e socialmente.

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by