“SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ MINHA PALAVRA” (JO 14, 23).
O LEMA que escolheram é tirado do Evangelho de São João, pelo fato de que eles (os ordenandos) percebem durante todo o seu processo vocacional a presença do Amor de Deus. Essa presença aconteceu desde o início da caminhada e no meio da comunidade; não foi necessário esperar o futuro.
No versículo, a palavra “guardará” é entendida no sentido de escutar, praticar e transmitir. Aquele que guarda a palavra é o Ministro do Senhor para um Reino a ser anunciado. Apresentados solenemente pelo próprio Deus, eles tem uma missão clara: cabe a eles anunciar um tempo de graça e esperança. De fato, o caminho que eles escolheram é o amor para com Jesus. Um amor que não é mero sentimentalismo, mas que se traduz em vida concreta e, exatamente, na observância da sua Palavra.
Os Irmãos Emerson José Aguiar da Silva e Henrique José Aguiar da Silva, gêmeos, nasceram a 13 de dezembro de 1988 em Recife – PE. Filhos de Hercílio José Ferreira da Silva e Elis Aguiar da Silva. Sempre viveram na Cidade de Camaragibe – PE, Região Metropolitana do Recife. Aos 12 anos, com sua irmã mais nova, fizeram sua Primeira Comunhão na sua Comunidade de origem: Santos Cosme e Damião. Nesse mesmo ano, começaram a frequentar a Igreja com assiduidade todos os Domingos de manhã, onde com sentiram o despertar vocacional. Cursaram o ensino fundamental e médio na cidade do Recife. Em 2005, começaram a preparação para o Sacramento da Crisma, que aconteceu no dia 20 de maio de 2006. Neste mesmo ano, convidados pelo seu catequista de Crisma – um ex-seminarista – a frequentar encontros vocacionais no Convento São José, no Barro, dos Missionários da Sagrada Família.
Em 2007, ingressaram, por um período de seis meses, na Congregação dos Missionários da Sagrada Família, no Convento São José, em Recife onde foram admitidos ao Postulantado e cursaram o 1º período de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia – INSAF, em Recife – PE. Decidiram-se juntos por sair, sem parar os estudos. Contudo, aqueles breves seis meses marcou profundamente o coração dos dois, pois lá ouviram falar pela primeira vez da Aparição de Nossa Senhora da Salette. Passados alguns anos, voltaram para o caminho vocacional com os Missionários de Nossa Senhora da Salette em 2012. Residindo em União da Vitória – PR fizeram o Aspirantado e Postulantado. Em 2013 fizeram o ano canônico do Noviciado em Marcelino Ramos – RS, depois do qual emitiram os votos de castidade, pobreza, e obediência a 29 de janeiro de 2014. Nesse ano, cada um foi designado para uma missão: Emerson, na Casa da Saúde, em Curitiba- PR, no trabalho e cuidado com os religiosos idosos; Henrique, na Equipe Missionária Saletina, em Marcelino Ramos – RS, nas Santas Missões. Em 2015, voltaram a residir juntos, no Instituto Salette, em Curitiba – PR, onde iniciaram os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade do Paraná – PUC-PR até 2018. No início de 2019, foram designados para realizar o Estágio Pastoral: Emerson, em Marcelino Ramos – RS, junto ao Santuário e à Revista SALETTE e Henrique, nos trabalhos pastorais na Paróquia São Benedito, no Distrito de Serra Grande, Valença – BA. Professaram os Votos Perpétuos no dia 17 de novembro de 2019, no Santuário Salette, em Curitiba – PR.