História do Santuário Salette Marcelino Ramos

O SEMINÁRIO SALETTE

Em julho de 1928, chegou a Marcelino Ramos – RS, Pe. Agostinho Poncet, MS. Com a autorização de Dom Atico Eusébio da Rocha, Bispo de Santa Maria, organizou a Paróquia São João Batista e a Escola Apostólica. Com a chegada do Irmão João Creff, MS, em 1929, e do Pe. Amos Connor, MS, em 1932, a devoção a Nossa Senhora da Salette se difundiu e encantou o povo da região.

O Seminário Salette, inicialmente conhecido como Escola Apostólica Nossa Senhora da Salette, foi fundado em 1928, para a formação de novos Missionários Saletinos.

O SANTUÁRIO

Em 1938, Dom Antônio Reis participou da Romaria com milhares de romeiros e, tocado pela grandiosa manifestação de fé, recomendou aos Missionários Saletinos que construíssem um Santuário.

Em 1942, foi instalado o “Fac-simile”, representando o lugar da Aparição, na França. E em 1948, por ocasião da Romaria, Dom Antônio Reis, inaugurou e abençoou solenemente o Santuário, anexo ao Seminário.

AS PRIMEIRAS ROMARIAS

Pe. Benjamim Busatto, Pároco em Erechim, se tornou fiel devoto de Nossa Senhora da Salette. A 19 de setembro de 1936, com o apoio dos Missionários Saletinos, conduziu algumas dezenas de romeiros de Erechim para celebrar a Missa e a Bênção do Santíssimo, na Igreja Matriz de Marcelino Ramos. Realizava-se a 1ª Romaria a Nossa Senhora da Salette

Em setembro de 1937, Pe. Benjamim conduziu uma caravana de 600 paroquianos para a 2ª Romaria. Em procissão, subiram o morro da Escola Apostólica, atual Seminário Salette, onde foi celebrada a Missa num altar campal. Desde então, a Romaria em Marcelino Ramos – RS se tornou tradição.

UM EVENTO TRADICIONAL

Desde 1936, no último fim de semana de setembro, a Romaria da Salette, a segunda mais antiga do Estado, é invariavelmente realizada com a presença de dezenas de milhares de romeiros tocados pela ternura materna de Nossa Senhora, por suas lágrimas de compaixão e por seu se apelo à reconciliação. Marcelino Ramos, por graça de Nossa Senhora, se tornou o centro maior da devoção mariana saletina no Brasil.

A REVISTA SALETTE

Desde 1946, Centenário da Aparição de Nossa Senhora em Salette, a redação da Revista SALETTE, fundada em 1917, foi transferida do Rio de Janeiro para o Seminário Salette em Marcelino Ramos – RS.

ATUALMENTE

O Seminário Salette, além de Vocacionados para a Vida Religiosa, acolhe hóspedes que desejam usufruir de um ambiente de oração e descanso, e também grupos para encontros e retiros. Sinta-se você também um convidado para este espaço de paz e de oração.